Notícias

São João de Bequimão 2022 é marcado pela diversidade de manifestações culturais e ritmos

O São João de Bequimão mal acabou e já deixa saudade no coração de todos os munícipes. Em mais de uma semana de programação e com mais de 70% da população imunizada contra a covid-19, os bequimãoenses finalmente puderam reviver a emoção e grande felicidade em apreciar a efervescência cultural de suas manifestações populares durante o período junino.


Um espaço único foi montado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em frente ao Largo de Santo Antônio, para receber os amantes da cultura popular. Quase cinquenta atrações locais e regionais fizeram a festa durante nove dias de evento. Participaram do São João de Bequimão 24 brincadeiras locais, 12 brincadeiras da região do Litoral Ocidental e da Baixada Maranhense e 11 bandas, totalizando 47 atrações culturais. 


“O nosso município sempre teve uma tradição muito forte de realizar um São João que atrai a população de Bequimão e também a população de municípios vizinhos. É um recomeço, uma retomada. Nós temos absoluta certeza que, com a segurança das vacinas, isso só tende a melhorar. E nós queremos dar a nossa contribuição, entregando o melhor para a nossa população e para os nossos visitantes”, disse o prefeito João Martins.



Quem veio de fora não se arrependeu. Aproveitou ao máximo e ainda levou boas recordações do São João de Bequimão, como é o caso da índia Thaynara Ramalho. “Uma apresentação maravilhosa. É o primeiro ano da nossa companhia aqui em Bequimão, mas acredito que superamos as expectativas da população. Só temos a agradecer todo o público presente por nos receber tão bem”, agradeceu a brincante da Companhia de Dança Estrela Magnífica de Pinheiro.


Bumba meu boi, terecô, tambor de crioula, quadrilha, dança do ventre, dança contemporânea e portuguesa, entre outras atrações, como a Banda Raiz Tribal e Forró Sacode, movimentaram o arraial oficial do município. “Melhor atração de todo o São João. Viva o reggae!”, declarou a professora Rosiney Goes, ao comentar a apresentação da Banda Raiz Tribal.



A festa contou, ainda, com as atrações do Terreiro Cultural, incorporando ao festejo junino bequimãoense toda a força e originalidade das manifestações afro-brasileiras, herança cultural preservada até hoje pelas comunidades quilombolas do município.


O local também se tornou referência na geração de emprego e renda para funcionários e proprietários de barracas que comercializam comidas típicas, lanches e bebidas. “Tudo que a gente planejou está sendo executado. Foram vários dias planejando, organizando, discutindo de como seria o formato do nosso arraial. Então surgiu a ideia de fazer uma vila, com barracas padronizadas. Toda uma estrutura onde o público pudesse se sentir acolhido e com toda a comodidade para aproveitar da melhor maneira possível o nosso evento. E graças a Deus deu tudo certo”, finalizou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.



« Voltar