Notícias

Carnaval da Nossa Gente é marcado pela diversidade cultural, segurança e muita paz em Bequimão

Bequimão viveu cinco intensos dias de folia em 2023. O Carnaval da Nossa Gente não era realizado há dois anos e começou na última sexta-feira (17), reunindo milhares de foliões até a terça-feira gorda de carnaval (21). Os blocos tradicionais e alternativos, marcas registradas da festa momesca no município, voltaram à Passarela do Samba para distribuir irreverência e muita alegria à população. Já o Circuito da Praça de Novembro colecionou grandes nomes do cenário musical nacional, regional e local. O carnaval também foi considerado seguro nos circuitos oficiais da folia, segundo a avaliação da população.


A programação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio das demais secretarias, e agradou os foliões. “Maravilhoso. A gente tá saindo hoje. Começando agora, porque estávamos esperando esse momento, que é importante para o nosso bloco, feito em homenagem ao nosso pai, já falecido e que era carnavalesco aqui em Bequimão”, elogiou Lenise de Jesus, foliã do Bloco RG.



Quem veio de fora não se arrependeu de ter escolhido a cidade para pular o carnaval. O município, inclusive, registrou aumento no fluxo de veículos e visitantes nos dias de festa. Além dos foliões vindos de São Luís, esta foi a primeira vez que moradores do Litoral Ocidental Maranhense puderam fazer esse intercâmbio cultural com o município de Bequimão, agora definitivamente ligado à região por meio da Ponte Bequimão-Central.


“Sente só essa energia surreal que tem aqui em Bequimão e que a gente transmite para todo mundo que vem conhecer o nosso carnaval. As pessoas curtem bastante porque se sentem verdadeiramente acolhidas na nossa cidade. E isso é extremamente gratificante para nós, enquanto filhos da terra”, destacou, radiante, a digital influencer e rainha do Carnaval da Nossa Gente, Ludmilla Luiza, enquanto prestigiava o desfile dos blocos na Passarela do Samba.



O secretário de Governo, Zé Martins, compartilha do mesmo sentimento e disse que ficou bastante emocionado ao ver o público comparecer em massa ao local. Segundo ele, o Carnaval de Bequimão é uma tradição que atravessa gerações. “Eu fico muito feliz e até emocionado, porque é tradição nossa que por muitos anos foi mantida e fortalecida pelo nosso saudoso líder político Juca Martins, que sempre foi um grande entusiasta da cultura bequimãoense”, lembrou Zé, que se divertiu bastante nos blocos que cruzaram a passarela montada em frente à Praça Santo Antônio.


A manutenção dessas raízes, além de ser um desejo da população, é também uma forma de valorizar artistas da terra e aquecer a economia local, conforme explica o prefeito de Bequimão, João Martins. “O Carnaval da Nossa Gente sempre teve como prioridade as características que fizeram dele um dos maiores e mais diferenciados carnavais da Baixada Maranhense. Além de incentivar nossos artistas locais, produzimos uma festa com responsabilidade fiscal, sem onerar serviços essenciais. Entendemos que a realização do carnaval no nosso município é garantia de renda para muitos que esperam ansiosos por este momento para conseguir uma renda extra. Fora a economia que fica extremamente aquecida. Acredito que realizamos uma festa equilibrada, sem abrir mão da diversão e, sobretudo, do compromisso com o nosso povo, que necessita desse olhar sensível e cauteloso neste cenário de retomada”, avaliou João.



E, por falar em valorização, quem botou o bloco na rua era só alegria em Bequimão. Todo o esforço de representantes e brincantes foi muito bem recompensado antes e durante a festa. Os grandes campeões de 2023 foram contemplados com premiações que somaram R$ 3.500,00. “A premiação é uma recompensa a todos que lutam pelo nosso carnaval, colocando seus blocos nas ruas da nossa cidade todos os anos e abrilhantando essa que é a maior festa popular do nosso município”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.



Além do desfile dos blocos na Passarela, o Carnaval da Nossa Gente de Bequimão contou com várias atrações no Circuito de Bandas 2 de Novembro. Era por lá que a festa tinha continuidade, quando chegava ao fim as apresentações dos blocos na Passarela do Samba. O local foi todo equipado com palco, som, luz e decoração para receber os foliões. Também foi uma grande oportunidade para proprietários de barracas. No entorno da praça, os foliões encontravam não apenas bebidas, mas também uma variedade de alimentos e utensílios carnavalescos para aproveitar bem a folia.



Passaram pelo Circuito de Bandas da 2 de Novembro Mailson Vaqueiro; Paulinho Beckman; Soraia Brasil; Gatinha Manhosa; Chegadões; Swing do Will; Lygia Raquel; Diego Souza e Pisadinha de Luxo; Bahia Bend; Raiz Tribal e Regiane Araújo; Bicho Terra; Wandim Rey; Diel França; Patati e Patatá com a Caravana da Alegria; Farra de Rico; Traíra de Óculos e Forrozão Tropykália.


Segurança
A segurança foi outro ponto alto da folia em Bequimão. Para quem chegava aos circuitos oficiais, era difícil não notar a presença da Polícia Militar, que ampliou a sua atuação no município desde a implantação do 45º BPM, atendendo ainda os municípios vizinhos.


A Guarda Municipal também atuou na segurança dos foliões. Posicionados em regiões estratégicas onde foram instalados os cavaletes metálicos, os agentes realizaram revistas para evitar a entrada de bebidas comercializadas em materiais perfurocortantes, como vidro, e armas de fogo nos circuitos. O estacionamento regular de veículos, entre outras atividades de disciplinamento, também foi realizado para garantir a fluidez do trânsito no entorno dos circuitos.



Bombeiros civis também estiveram presentes no Carnaval da Nossa Gente, promovendo ações preventivas. Os profissionais estavam preparados para atuar na evacuação do local em situações de pânico, combater princípios de incêndio e, ainda, realizar atendimentos pré-hospitalares em caso de vítimas.



Já a Secretaria de Saúde também deu sua parcela de contribuição à festa, realizando ações de conscientização e prevenção em saúde. Na passagem pelo circuito, os foliões e proprietários de barracas eram abordados, em caráter educativo. Empreendedores foram orientados pela Vigilância Sanitária quanto ao manuseio correto dos produtos comercializados no local. Já aos foliões, foram oferecidos serviços como aferição de pressão, glicemia capilar e distribuição de preservativos.



Assim como a Saúde, a Assistência Social também se fez presente no Circuito de Bandas da 2 de Novembro com a campanha de conscientização contra o abuso sexual infantil, venda de bebidas alcoólicas para menores e violência contra a mulher. Cartilhas com instruções foram confeccionadas para munir de informação o público, visando inibir possíveis agressores e orientar foliões que pudessem se tornar vítimas em potencial desses crimes.



Todo esse trabalho voltado para a segurança dos foliões surtiu efeito. Não houve registro de tumulto ou qualquer outro episódio que pudesse pôr em risco a integridade de quem escolheu Bequimão para viver dias de alegria e muita tranquilidade.



« Voltar