O prefeito de Bequimão, Zé Martins, recebeu nesta segunda-feira (05/05) uma comissão formada por lideranças quilombolas e representantes de comunidades que lidam com extração de areia, para discutir soluções para a suspensão da atividade, determinada após fiscalização realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
Participaram do encontro o presidente da Associação Territorial Quilombola do Ramal do Quindíua, Mafra e Santa Rita, João José Ferreira; o presidente da Associação Quilombola de Quindíua, Milton César; os representantes dos tiradores de areia de Santa Rita e Quindíua, Vanderlei de Santa Rita e Pepêco; e os membros do Movimento Quilombola de Bequimão, Fábio Silva e Francisco Macedo.
Na reunião, os trabalhadores relataram a difícil situação enfrentada após a interrupção da atividade, destacando que dezenas de famílias dependem financeiramente da extração manual da areia para sua subsistência. Eles solicitaram o apoio da Prefeitura na busca por uma solução que permita a continuidade do trabalho de forma regularizada e sustentável.
O prefeito Zé Martins comprometeu-se a intermediar o diálogo com os órgãos ambientais competentes, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é encontrar alternativas que conciliem a sustentabilidade ambiental com a proteção social das comunidades tradicionais.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semasus), Fredson Pereira; o secretário interino de Cidadania e Participação Popular, Edmilson Pinheiro; e o servidor da Semasus, José Manuel.